18.10.05

A Teoria da Decepção

OS EFEITOS ESPECIAIS VÊM DE LONGE Durante a Primeira Guerra Mundial, os alemães usaram de um efeito especial, construído com fumaça artificial e nele projetaram uma imagem da Virgem Maria, os braços abertos pedindo paz. O fito: confundir os franceses e cristãos, era como se a Virgem lhes pedisse - não matem os alemães, são também filhos queridos. Obtiveram algum sucesso. Aprendida a lição, na 2º Guerra Mundial, os americanos usavam "inocentemente" estrelas de cinco pontas nos seus aviões e textos esotéricos atirados dos céus atingindo as crendices supersticiosas dos alemães e os atemorizando a ponto de acontecerem atos de covardia, segundo os pesquisadores Louis Pawells e Jacques Bergier, que viveram esta guerra (Bergier esteve preso em um campo de concentração alemão, em território francês). O grande problema, inicialmente, com este tipo de Mensageiros da Decepção (título de um livro de Jacques Vallee), era o de que as imagens apareciam "chapadas". Hoje, surgem perfeitas e às vezes são hologramas como o da Princesa Léia em Guerra nas Estrelas, pairando nos ares como um beija-flor. Todas estas aparições surgem envoltas em luzes e fumaça, que cegam os videntes e os impedem de enxergar de onde vêem as aparições, ou seja: do PROJETOR DE IMAGENS. Jacques Vallee propõe uma questão: "Suponha que você é um guarda destacado para a segurança de parte do perímetro de uma Base de Mísseis. Você está preparado para receber um inimigo que poderá roubar coisas importantes, segredos de guerra, material nuclear, ou, simplesmente testar as defesas. De repente, surge um helicóptero sem iluminação, voando baixo, vem na sua direção. O que você faz?" A resposta é lógica: você responderá automática e instintivamente: Eu atiro nele! E se você for católico e vir, ao invés de um helicóptero, a Virgem Maria lhe atirando pétalas

SETI Express

SETI Express, um sonho de estudantes europeus, pronto a ser lançado
17 Outubro 2005 Mais de 300 estudantes de toda a Europa trabalharam em conjunto com o mesmo objectivo: construir um satélite e lançar este sonho em órbita. O primeiro satélite concebido por estudantes, SSETI Express, como é conhecido, será lançado na próxima sexta-feira, dia 27 de Outubro, às 06:52:26 GMT (7:52:26 hora local de Portugal Continental). A Student Space Exploration and Technology Initiative (SSETI) foi criada pelo Departamento de Educação da ESA em 2000, com a finalidade de envolver activamente estudantes europeus em verdadeiras missões espaciais. O objectivo é oferecer aos estudantes experiência prática e motivá-los para trabalhar nos campos da ciência e tecnologia espacial, assegurando assim a existência futura de uma workforce eficiente e talentosa.
SSETI workshop
Workshop SSETI
O objectivo final do Programa SSETI é transformar-se numa rede de suporte e ajuda para todos os estudantes da área das ciências espaciais em toda a Europa, enfatizando e dando prioridade à sua participação hands-on em missões espaciais reais, incluindo micro-, nano- e pico-satélites, e envolvendo vários tipos de payload.

O objectivo do Programa SSETI é conseguido através do trabalho que os estudantes desenvolvem em equipa, como projectos específicos para satélites, sob a liderança do Departamento de Educação da ESA (gestão e coordenação técnica) e com o apoio de muitos peritos da ESA e da indústria.

No entanto, o entusiasmo e as competências dos estudantes não são suficientes para colocar um satélite no espaço. É impossível alcançar sucessos sem seguir procedimentos rigorosos e um excelente trabalho de equipa… mas como é que isto foi possível existindo milhares de quilómetros entre as 23 universidades dos 13 países onde vivem os estudantes?

António Rui Melro
António Melro, aluno da FEUP
Foi criado um website com ferramentas específicas de comunicação através da Internet, as quais se revelaram extremamente eficientes mantendo a coerência e o contacto permanente entre as equipas de estudantes. Todo o trabalho foi coordenado usando uma sala de chat, um newsgroup e um servidor FTP. De seis em seis meses os grupos foram-se encontrando em workshops. Os workshops constituíram antes de mais uma óptima oportunidade para os estudantes se encontrarem e conhecerem, facilitando uma interacção rápida e eficiente em questões técnicas, e também uma oportunidade destes se encontrarem com especialistas da ESA para efectuar revisões nos procedimentos e receber conselhos relativamente a etapas futuras.

O SSETI Express foi desenvolvido num tempo recorde - demorou pouco mais de um ano a ser desenvolvido, construído e testado.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e os alunos do Departamento de Engenharia Mecânica desempenharam um papel muito importante na realização deste projecto. Todo o cálculo estrutural e estudo de configuração do satélite foi realizado por alunos de Engenharia Mecânica nos últimos 3 anos recorrendo a modelos de Elementos Finitos e à ajuda preciosa do Prof. Pedro Camanho e dos peritos da indústria e da Agência Espacial Europeia.

Na FEUP, existem quatro grupos de trabalho envolvidos em todos os projectos do Programa SSETI Express, ESEO e ESMO. Três desses grupos estão, ou estiveram no caso do SSETI Express, envolvidos na análise estrutural e estudo de configuração para cada missão. Os alunos envolvidos nesses grupos de trabalho são todos alunos de Engenharia Mecânica. Um quarto grupo de alunos, todos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, trabalha no Computador de Bordo para o ESMO.

Um dos estudantes da FEUP que participa no projecto SSETI é António Rui Melro. No início de 2004, então aluno do último ano de Engenharia Mecânica, António Rui Melro participou nas reuniões de arranque do projecto SSETI e ficou responsável pela análise estrutural e estudo de configuração.

Foi publicada uma entrevista a este estudante português no site SSETI da ESA. Se a quiser ler clique aqui.

SSETI Express - moving the spacecraft
SSETI
No IST, um grupo de alunos está a desenvolver o sistema de determinação e controlo da atitude para o satélite ESEO. Recentemente, este grupo participou no Student Parabolic Flight Campaign organizado pelo Departamento de Educação da ESA onde testou a roda de inércia que neste momento está a desenvolver como parte do sistema de controlo de atitude.

Se estiver interessado em assistir a uma retransmissão do lançamento em directo no próximo dia 30 de Setembro, a FEUP organiza um evento de retransmissão do lançamento em directo, aberto ao público, a partir das 7h30 na sala I-105.

Este evento será acompanhado por uma exposição, onde será mostrado o que tem vindo a ser realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEU