11.10.05

A Galáxia Fantasma

Uma equipa de astrofísicos da Universidade de Cardiff ( País de Gales, Reino Unido),descobriu uma espécie de galáxia invisível. Foi a primeira vez que se detectou um objecto cósmico inteiramente composto por matéria exótica ou escura. Os astrofísicos definem-no como uma área do Universo com uma grande quantidade de matéria em rotação, o que faz recordar uma galáxia. No entanto, o objecto não contém estrelas visíveis pelos telescópios ópticos convencionais. Sem astros emissores de luz, semelhante objecto só poderia ser detectado por radiotelescópios, como sucedeu neste caso. Para já, a galáxia fantasma foi baptizada com o nome de Virgo HI21. Encontra-se a cerca de 50 milhões de anos.luz da Terra e contém uma grande quantidade de hidrogénio, cuja massa equivale a cem milhões de estrelas como o nosso Sol. Os astrofísicos descobriram a verdadeira natureza da galáxia Virgo HI21 depois de investigarem a sua velocidade de rotação, que não corresponde à massa de hidrogénio observada, mas a uma quantidade mil vezes superior, que seria a presumível e esquiva matéria escura.

Cryosat

Satélite europeu Cryosat cai após lançamento
O satélite meteorológico europeu Cryosat, lançado este sábado para o espaço pela Agência Espacial Europeia num foguetão russo, despenhou-se no mar, próximo do Pólo Norte. O principal objectivo do aparelho era medir a diminuição das massas de gelo nos pólos.
( 22:55 / 08 de Outubro 05
Esta é a odissea espacial, feita de sucessos e desgostos, a ESA têm feito um trabalho fantástico na descoberta de novas fronteiras, desta vez correu mal, mas para o bem da humanidade não podem desistir, a Europa finalmente alcançou a NASA e o espaço está ao nossoa alcance, paciência, não desistam continuem a fazer sonhar todo um planeta.