9.7.07

ET portugueses são humanóides

As conclusões retiradas por uma pessoa de algo que observa pela primeira vez são influenciadas pela sua experiência. Educação, formação, memórias e crenças são tudo factores para, quando alguém vê um extraterrestre, o descrever relativamente semelhante aos humanos.
Um humanóide, com cabeça, braços e pernas é a descrição mais comum entre os portugueses que afirmam ter visto extraterrestres. O investigador Joaquim Fernandes, do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, defendeu em 2005, na Faculdade de Letras do Porto, a dissertação de doutoramento «O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa dos Fins da Modernidade até Meados do Século XIX». O especialista, que afirmou que esta é “a primeira tese europeia” sobre o tema, acredita que “a educação, a formação, as memórias e as crenças intervêm sempre que uma pessoa observa algo pela primeira vez”. “Logo, o mesmo sucede quando se avistam Objectos Voadores Não Identificados [OVNIs] ou seres extraterrestres”, sublinhou o investigador, que há três anos integra um grupo de 12 estudiosos que está a compilar “narrativas orais e descrições” de fenómenos supostamente não naturais registados entre 1908 e o ano 2000. “Ao todo, chegaram-nos, através de várias fontes, cerca de 700 registos, sendo que em 1908, data da primeira referência, ainda nem existia o termo OVNI, que surgiu em meados dos anos 1970”, contou Joaquim Fernandes, acrescentando que, “desse total há entre 30 a 40 com descrições de seres antropomórficos”.
De acordo com o investigador, “aqui a variedade é grande: uns são luminosos, outros disformes, uns muito baixos, alguns com armadura, mas em comum têm o aspecto humanóide, ou seja, apresentam sempre uma cabeça, braços e pernas ou algo semelhante a estes membros”.

Mudar convicções
Assegurando que “algumas pessoas mudaram as suas convicções na sequência destes encontros”, Joaquim Fernandes acrescentou que “ainda há um grande pudor social em falar destes fenómenos, aumentando esse embaraço em função da complexidade da experiência vivida”. Ainda segundo o estudioso, existem diversos aspectos psicossociais a influenciar a forma de encarar os extraterrestres e as suas intenções para com a Terra e a Humanidade: “Uns consideram-nos inofensivos, outros julgam-nos como potenciais predadores”. Uma atitude também marcada “pela literatura de ficção científica e pelo cinema”, na opinião do especialista, para quem “tanto existe a ideia do afectuoso «E. T.» de Steven Spielberg como dos assustadores «Aliens»”, perdurando ainda o conceito genérico de “marciano”.

Cassini revela presença de hidrocarbonetos e água

06/07/2007 - 07h08
Cassini revela presença de hidrocarbonetos e água em lua de Saturno A sonda Cassini detectou crateras de água e hidrocarbonetos --elementos essenciais para o desenvolvimento da vida-- na lua Hipérion do planeta Saturno, divulgou na quinta-feira (5) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
Um comunicado veiculou que a presença de hidrocarbonetos nesta lua poderia indicar a existência generalizada no sistema solar das substâncias químicas necessárias para o desenvolvimento biológico.
O JPL acrescentou que as informações sobre a existência de água e dióxido de carbono, assim como outro material obscuro que se ajusta ao perfil dos hidrocarbonetos, foram transmitidos quando a Cassini se aproximava da lua em setembro de 2005.
Os detalhes das crateras e sua composição são fundamentais para compreender a evolução e a origem desta lua que se remonta a cerca de 4,5 bilhões de anos.
Segundo Dale Cruikshank, cientista do Centro Ames de Pesquisas da Nasa, a mais importante das informações transmitidas pela Cassini são as referentes aos hidrocarbonetos, que são uma combinação de átomos de hidrogênio e carbono e que também podem ser encontrados em cometas, meteoritos e pó cósmico.
"Estas moléculas, quando estão saturadas pelo gelo e expostas a luz ultravioleta, formam novas moléculas de importância biológica", afirmou.
No entanto, o cientista disse que isto não significa que se tenha descoberto uma forma de vida fora da Terra.
"No entanto, isto é uma maior indicação de que a química básica necessária para a vida está em todas as partes do Universo", afirmou.
Cruikshank disse que grande parte da superfície da Hipérion, a oitava lua de Saturno, é uma mistura de água congelada, pó orgânico e dióxido de carbono congelado.
"O dióxido de carbono está de forma alguma quimicamente aderido a outras moléculas", afirmou.
A missão da sonda Cassini é um projeto conjunto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália.

Cassini encontra evidência de mares em lua de Saturno

Sonda Cassini encontra evidência de mares em lua de Saturno
da France Presse, em Los Angeles
Titã, a principal lua de Saturno, parece ter grandes mares de gás metano e etano em estado líquido, segundo informação coletada pela sonda espacial Cassini, revelaram cientistas nesta terça-feira (13).
Os radares da sonda mostraram várias áreas escuras misteriosas perto do norte de Titã, que os cientistas acreditam serem corpos de líquido "de aproximadamente o mesmo tamanho de vários mares da Terra", indicou em um comunicado um o laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia.

Nasa
"Embora ainda não haja provas definitivas de que estes mares contenham líquido, sua forma, sua aparência escura no radar que indica suavidade e outras propriedades suas apontam para a presença de líquidos", afirma o comunicado.
Titã é a segunda maior lua do sistema solar e é aproximadamente 50% maior que a nossa Lua.
Os cientistas da Nasa acreditam que os líquidos são uma combinação de metano e etano, dadas as condições e a abundância de gases e nuvens de metano e etano na atmosfera de Titã.
Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. É resultante de uma operação conjunta entre a agência espacial americana, que construiu o módulo orbital Cassini, e a Agência Espacial Européia (ESA), que forneceu a sonda Huygens.