23.4.10

Objeto cósmico misterioso agora emite ondas de rádio

As noticias deste objecto vão caindo em catadupa e cada vez mais estranhas, no post anterior referi a natureza e a curiosidade que este despertou, eis que agora uma nova noticia do mesmo chega fresquinha e intriga ainda mais toda a comunidade cientifica.

Link Original da Noticia


Algo de muito estranho está intrigando astrônomos de todo o mundo: a partir da galáxia M82, a 12 milhões de anos luz da Via Láctea, um misterioso objeto começou a emitir ondas de rádio de uma forma até agora desconhecida pela ciência.
Tom Muxlow, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank, na Grã- Bretanha está perplexo não só com o a transmissão, mas também com a velocidade com que o objeto se move, que é de quatro vezes a da luz.
objeto-m82

O objeto foi descoberto casualmente, em maio de 2009, enquanto Muxlow e sua equipe estudavam a explosão estelar na M82, utilizando a rede de radiotelescópios britânica Merlin.
O Centro de Astrofísica Jodrell Bank começou a processar os dados da região central da M82, procedentes de 20 radiotelescópios de todo o planeta.
“Processar essa quantidade de dados é uma tarefa longa e árdua. Só depois disso é que poderemos desvendar esse mistério. No momento, não sabemos o que é”, esclarece Muxlow.
Depois de ler a notícia, pensei no seguinte: considerando que a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, a velocidade do estranho objeto (quatro vezes mais) é de um milhão e duzentos mil quilômetros por segundo.
A título de ilustração, digamos que o objeto seja uma nave espacial. Se ela fosse nossa e se quiséssemos ir à Marte, que fica a cerca de 54 milhões de quilômetros da Terra, chegaríamos lá em menos de dois minutos, o que seria simplesmente fantástico.

Esta foi a noticia publicada nos próximos dias irei procurar mais e melhor sobre isto, confesso, estou curioso.