Ano Zero é um começar de novo, não de uma vida mas de um pensamento, do ponto Omega, da Particula.
20.1.06
Rumo a Plutão 2
UOL Notícias
19/01/2006 - 19h29
NASA lançou sonda New Horizons para Plutão
A NASA, a agência espacial americana, lançou nesta quinta-feira a sonda New Horizons para Plutão, a partir de Cabo Cañaveral, na Flórida (sudeste).
A sonda se separou do foguete Atlas V-551, como estava previsto, 42 minutos depois do lançamento às 19H00 GMT desde Cabo Canaveral (Flórida).
Tudo estava pronto para o lançamento às 18H08 GMT, mas os respondáveis decidiram adiar um pouco a missão devido à formação de nuvens sobre Cabo Canaveral.
A NASA havia adiado o lançamento de New Horizons duas vezes, na terça-feira por causa dos fortes ventos e na quarta-feira devido a um problema elétrico no laboratório de física aplicada da Universidade John Hopkins, no Estado de Maryland (leste).
Depois de se separar do foguete lançador, New Horizons se afasta da Terra a uma velocidade recorde de cerca de 50.000 km por hora, quase 50 vezes a velocidade do som.
A sonda passará perto da Lua na noite desta quinta-feira, apenas nove horas depois do lançamento. Os astronautas da missão Apollo demoraram três dias para se aproximar do satélite.
A New Horizons precisa se aproximar em fevereiro de 2007 da órbita de Jupiter para se beneficiar de sua força de gravidade. Depois disso, poderá avançar a 75.600 km por hora.
Os cientistas da missão explicaram que é absolutamente imperativo que a sonda chegue a Plutão no máximo em 2020. Depois desta data, o planeta ficará longe demais do Sol, o que transformará sua atmosfera em gelo e neve.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário