9.7.07

Cassini encontra evidência de mares em lua de Saturno

Sonda Cassini encontra evidência de mares em lua de Saturno
da France Presse, em Los Angeles
Titã, a principal lua de Saturno, parece ter grandes mares de gás metano e etano em estado líquido, segundo informação coletada pela sonda espacial Cassini, revelaram cientistas nesta terça-feira (13).
Os radares da sonda mostraram várias áreas escuras misteriosas perto do norte de Titã, que os cientistas acreditam serem corpos de líquido "de aproximadamente o mesmo tamanho de vários mares da Terra", indicou em um comunicado um o laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia.

Nasa
"Embora ainda não haja provas definitivas de que estes mares contenham líquido, sua forma, sua aparência escura no radar que indica suavidade e outras propriedades suas apontam para a presença de líquidos", afirma o comunicado.
Titã é a segunda maior lua do sistema solar e é aproximadamente 50% maior que a nossa Lua.
Os cientistas da Nasa acreditam que os líquidos são uma combinação de metano e etano, dadas as condições e a abundância de gases e nuvens de metano e etano na atmosfera de Titã.
Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. É resultante de uma operação conjunta entre a agência espacial americana, que construiu o módulo orbital Cassini, e a Agência Espacial Européia (ESA), que forneceu a sonda Huygens.

Sem comentários: