9.7.07

Cassini revela presença de hidrocarbonetos e água

06/07/2007 - 07h08
Cassini revela presença de hidrocarbonetos e água em lua de Saturno A sonda Cassini detectou crateras de água e hidrocarbonetos --elementos essenciais para o desenvolvimento da vida-- na lua Hipérion do planeta Saturno, divulgou na quinta-feira (5) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
Um comunicado veiculou que a presença de hidrocarbonetos nesta lua poderia indicar a existência generalizada no sistema solar das substâncias químicas necessárias para o desenvolvimento biológico.
O JPL acrescentou que as informações sobre a existência de água e dióxido de carbono, assim como outro material obscuro que se ajusta ao perfil dos hidrocarbonetos, foram transmitidos quando a Cassini se aproximava da lua em setembro de 2005.
Os detalhes das crateras e sua composição são fundamentais para compreender a evolução e a origem desta lua que se remonta a cerca de 4,5 bilhões de anos.
Segundo Dale Cruikshank, cientista do Centro Ames de Pesquisas da Nasa, a mais importante das informações transmitidas pela Cassini são as referentes aos hidrocarbonetos, que são uma combinação de átomos de hidrogênio e carbono e que também podem ser encontrados em cometas, meteoritos e pó cósmico.
"Estas moléculas, quando estão saturadas pelo gelo e expostas a luz ultravioleta, formam novas moléculas de importância biológica", afirmou.
No entanto, o cientista disse que isto não significa que se tenha descoberto uma forma de vida fora da Terra.
"No entanto, isto é uma maior indicação de que a química básica necessária para a vida está em todas as partes do Universo", afirmou.
Cruikshank disse que grande parte da superfície da Hipérion, a oitava lua de Saturno, é uma mistura de água congelada, pó orgânico e dióxido de carbono congelado.
"O dióxido de carbono está de forma alguma quimicamente aderido a outras moléculas", afirmou.
A missão da sonda Cassini é um projeto conjunto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália.

Sem comentários: